Prefeitura de Nova Santa Rita do Piauí: Um exemplo de transparência no Brasil

Data de Publicação: 21/06/2023

A transparência na gestão pública é um aspecto fundamental para o fortalecimento da democracia e o combate à corrupção. No Brasil, o índice de transparência das prefeituras tem sido acompanhado de perto pelo Radar Nacional de Transparência Pública do Tribunal de Contas da União (TCU). Nesse contexto, a Prefeitura de Nova Santa Rita – PI, na gestão do prefeito Heli Marques, se destaca como um exemplo a ser seguido, figurando entre as cidades mais transparentes do Piauí e do Brasil, com um índice de 83,64%. Esse resultado coloca a cidade entre as mais transparentes do estado do Piauí e do Brasil, demonstrando o compromisso da gestão municipal em prestar contas à população e garantir a eficiência no uso dos recursos públicos.

Vale destacar que a transparência na gestão pública envolve a divulgação clara e acessível de informações sobre as ações, gastos e decisões dos órgãos públicos. Uma administração transparente permite que os cidadãos conheçam e acompanhem como os recursos públicos estão sendo utilizados, promovendo o controle social e a participação da sociedade na fiscalização e na cobrança por uma gestão eficiente.

Para atingir esse patamar de transparência, a Prefeitura de Nova Santa Rita- PI implementou uma série de medidas e ações. Dentre elas, destacam-se:

Portal da Transparência: A prefeitura criou um portal online dedicado à divulgação de informações sobre as finanças municipais, licitações, contratos, salários dos servidores, entre outros dados relevantes. Esse canal proporciona acesso fácil e rápido às informações para qualquer cidadão interessado;

Publicação de relatórios e balanços: A administração municipal de Nova Santa Rita – PI adota a prática de publicar regularmente relatórios e balanços, nos quais são apresentados detalhes sobre as receitas, despesas, investimentos e resultados alcançados. Essa prestação de contas é essencial para promover a transparência e a confiança da população na gestão pública;

Participação social: A prefeitura incentiva a participação da sociedade por meio de audiências públicas, consultas populares e canais de comunicação direta com os cidadãos. Essa abertura ao diálogo fortalece a transparência e possibilita que os moradores de Nova Santa – PI contribuam com sugestões e críticas construtivas.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA SANTA RITA

CNPJ: 01612599000187

• Rua Antônio José Procópio, S/N - Bairro: Centro - CEP: 64764-000 - Nova Santa Rita/PI
  • E-mail: pmnsrnotas@outlook.com